Atendimento de saúde é algo muito importante na vida de qualquer um, pois a qualquer momento podemos preciso de cuidados, exames, consultas, cirurgias e outros. O programa SUS foi criado pelo governo e auxilia os cidadãos brasileiros a ter acesso a tratamentos e atendimentos de saúde de forma gratuita. 

Para conseguir atendimento em qualquer unidade pública de saúde é preciso ter um cadastro no sistema e carteirinha do SUS.

Entenda o que é o cartão SUS, qual a sua função e como consultar seus dados no sistema público de saúde.

O que é o SUS e qual a sua função

O SUS é um Sistema Único de Saúde que garante a todo cidadão brasileiro, independente da cor, orientação política, condição financeira, opção sexual, classe e outros fatores, o direito ao atendimento médico totalmente gratuito nas unidades do sistema em qualquer lugar do país.

Para ter atendimento aos serviços médicos através do SUS é preciso que o cidadão compareça em uma das unidades de saúde como uma UBS (Unidade Básica de Saúde) próxima ao seu bairro para efetuar o cadastro. Lembrando que, se for atendido em prontos socorros ou demais unidades do SUS e não for caso de “urgência” será preciso aguardar a sua vez na fila para efetuar o cadastro e receber seu cartão que é impresso na mesma hora.

Cartão SUS

O cartão nacional de saúde é um documento que permite aos cidadãos brasileiros o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita em qualquer local do país. 

Este cartão é emitido pelo governo federal e possui um número de registro que é único. Todos os procedimentos que são realizados ao paciente através do SUS, são vinculados e registrados no número presente no cartão individual do cidadão, como exemplo, últimas consultas, remédios, unidade na qual foi atendido e horário do atendimento, além dos tipos de serviços que o SUS disponibilizou.

Sendo assim, o cartão SUS é utilizado para registrar e disponibilizar os serviços de saúde gratuitos prestados à população.

Cadastro SUS

Para realizar o seu cadastro no SUS e sair da unidade de saúde com a sua carteirinha, você deve ter em mãos um documento de identificação com foto como o RG, por exemplo, além do comprovante de residência. Em poucos minutos o seu cartão SUS será impresso, registrado no sistema e será possível ter acesso aos atendimentos médicos que precisar no momento.

No cartão, as informações pessoais como nome, sexo, número de identificação no sistema SUS e um código de barras, estarão impressos e fixados. 

Como funciona o atendimento através do SUS

Para ter acesso aos serviços de saúde disponibilizados pelo SUS de forma gratuita é preciso ser cadastrado e estar com o cartão SUS em mãos. O cidadão deve ir até um posto de saúde, de preferência cedo, pois é preciso pegar uma senha de atendimento atribuída durante o dia e aguardar a triagem (classificação de risco), atendimento médico e tratamento (medicação e outros procedimentos se forem o caso).

Na primeira etapa que é a triagem, um profissional da área da saúde verifica os sinais vitais como pressão, temperatura, peso e outras informações necessárias para atendimento e classificação de risco para que a consulta possa ser realizada.

Depois desse processo é preciso aguardar na fila novamente até que a sua senha para realizar a consulta seja chamada. Após isso é realizado o atendimento médico e medicação, vacina, curativo ou o que for necessário no caso de cada paciente do SUS. 

Essa rotina de atendimento do SUS é muito comum em diversas unidades, porém, existem outras opções nas quais são necessários exames complexos, internamentos e atendimentos de urgência de acordo com a necessidade de cada caso.

Documentos necessários para realizar o cadastro no SUS

É possível ir até a Secretaria Municipal de Saúde do seu Município ou uma unidade de saúde do SUS próxima a região em que reside, como mencionado anteriormente, com os seguintes documentos em mão:

  • CPF
  • RG
  • Certidão de casamento ou nascimento
  • Número PIS/PASEP

Alguns hospitais, Postos como AMA (Assistência Médica Ambulatorial), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e centros de saúde, também atendem as solicitações do cidadão brasileiro, realizam o cadastro no SUS e imprimem o cartão.

Depois de requerido o cartão é possível usá-lo em qualquer lugar do país que ofereça o serviço SUS, inclusive o cidadão pode realizar um pré- cadastro do cartão através da internet. 

Confira a seguir como realizar o Pré-Cadastro do SUS online.

Pré-Cadastro online SUS

Você pode realizar o pré-cadastro do seu cartão SUS através do “Portal do Cidadão”. Este procedimento agiliza o processo de cadastramento, evita filas e demoras no atendimento das unidades de saúde.

Depois de preencher todos os dados solicitados para pré-cadastro, será gerado um protocolo que deverá ser impresso. Esse protocolo do SUS será validado por um operador na unidade de saúde em que comparecer.

 

  • Como realizar o pré-cadastro SUS

 

Acesse o site do Portal Cidadão e Preencha os campos com os dados solicitados (Nome completo, CPF, RG, Nome da Mãe, município e data de nascimento)

Selecione a caixa de diálogo “anti-robô” e confirme a realização do pré-cadastro SUS.

Lembre-se de informar um e-mail válido de cadastro, pois a senha será enviada para o mesmo e servirá para recuperação de dados ou emissão de segunda via do cartão SUS.

http://cartaosus.com.br

 

  • Finalizando seu cadastro SUS

 

É preciso imprimir o comprovante que é gerado no fim do cadastramento e o mesmo deve ser levado até uma unidade de saúde em seu município no prazo de 60 dias para que seja validado.  Leve consigo os documentos de identificação que comprovem os dados fornecidos no pré-cadastro.

Caso tenha realizado no sistema um cadastro anterior, será exibida uma mensagem de informações sobre o outro protocolo de cadastro.

Para comprovar e finalizar o seu cadastro no SUS, o operador verificará os dados que foram informados nos sistema conferindo com a documentação apresentada e logo após, será realizada a validação do protocolo.

Os dados que foram fornecidos no sistema SUS devem pertencer a mesma pessoa que está apresentando os documentos para validação ou ser dados de um dependente legal que seja identificado. 

Caso tenha dúvidas sobre esse procedimento, basta ligar para o número 136 do “Disque-Saúde” e escolher a opção 8.

Consultar SUS pelo nome

Qualquer cidadão cadastrado no SUS pode consultar seus dados de registro através do Portal Cidadão, acessando o site oficial.

Após acessar o Portal Cidadão, basta informar seu nome completo, CPF, data e cidade de nascimento mais o nome da mãe.

Consulta SUS através do número de registro 

Você também tem a opção de consultar seus dados utilizando o número de registro do cartão saúde acessando o link Portal Cidadão.

Em seguida selecione no site o tipo de pesquisa que deseja realizar, por exemplo, Cadastro Nacional de Saúde (CNS), Declaração de Nascido Vivo (DNV) ou CPF.

Em qualquer uma das opções que selecionar é possível imprimir a segunda via do documento através da internet.

Para mais informações acesse o site portal cidadão.

 

Cartão SUS – O que é, cadastro e consulta
1 (20%) 1 vote[s]