Cidadãos brasileiros podem Regularizar seu CPF na Receita Federal através da internet. Devido à liberação do Auxílio Emergencial de R$600 pelo Governo, milhares de brasileiros estão a procura de legalizar seu CPF-Cadastro de Pessoa Física.

Isto porque é preciso estar com o CPF regular para ter direito a receber o benefício emergencial. Criamos abaixo um tutorial simples de como efetuar o procedimento pela internet, usando o computador ou celular.

Possível problemas com seu CPF

Confira abaixo os possíveis problemas que podem existir com seu cadastro de pessoa física junto a Receita Federal.

  • Pendente de regularização: o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física dos últimos cinco anos. De acordo com a Receita Federal, a situação cadastral “Pendente de regularização” se resolve com o envio da declaração de IR do ano ausente, ainda que em atraso.
  • Suspensa: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto. Nesse caso, a Receita pede que o contribuinte que possui título de eleitor regularize a situação em seu site. Sem ele, o cidadão deve comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa ou dos Correios e pagar uma taxa de R$ 7,00.
  • Cancelada: o CPF foi cancelado por multiplicidade, seja por decisão administrativa ou judicial.
  • Nula: foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

Consulta Cadastral do CPF

Antes de regularizar seu CPF, é preciso verificar seu o mesmo está com situação regular na Receita.

regularizar cpf

Como regularizar seu CPF

Para fazer isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o link da Receita Federal – Situação Cadastral de CPF: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp
  2. Já na página, digite seu Número de CPF
  3. Digite a data de nascimento
  4. Confirme que não é um robô

Regular seu CPF na Receita

Caso seu CPF esteja com problemas e precisa ser regularizado, deverá seguir os passos abaixo:

cpf regular

cpf cadastro regular

  1. O cidadão deve acessar o site oficial da Receita Federal para regularizar seu CPF online. A página original é https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/regularizar/Default.asp
  2. Já na página, o usuário deverá informar todos os dados cadastrais, como Número no CPF, Nome, Nascimento, Endereço e outras informações pessoais.

A solicitação de regularização de CPF só é permitida para situação cadastral suspensa. Em caso de dúvida, verifique a situação cadastral do seu CPF através do link: Situação Cadastral

Para outras dúvidas acesse o Chat da Receita pelo link http://receita.economia.gov.br/contato/chat

Ou pelo telefone: